Vamos Mover Juntos

Como parte do programa Let’s Move Together, o ICSSPE publicou um kit de ferramentas que foi bem recebido pelo público-alvo. O documento apareceu na primavera deste ano e desde então tem sido amplamente distribuído entre os líderes dos esportes de massa. Além dos próprios membros do ICSSPE, isso atrai muitos parceiros e investidores externos. O kit de ferramentas existe em versões digitais e impressas. Uma versão segura e totalmente gratuita está disponível para download, use o link: https://bit.ly/GRSToolkit22.

A inovação visa resolver toda uma gama de tarefas:

• Permitirá que os atuais gestores aprimorem suas habilidades profissionais e aperfeiçoem um componente tão importante como o planejamento. Em primeiro lugar, trata-se da liderança de organizações que pretendem realizar eventos esportivos de massa ou programas esportivos;

• Destina-se a resolver a parte organizativa da programação de eventos desportivos de massas. Na prática, ajuda os gestores locais, que muitas vezes não têm onde obter tais informações em princípio;

• Capacitação de líderes esportivos emergentes da África e da Commonwealth. Juntos, isso melhora a esfera social em países onde há um sério declínio nessa direção.

Impacto do documento

Sincera gratidão já foi expressa por receber esta fonte de informação. Por exemplo, Huliso Matshovhana, professor do Departamento de Biocinética da Universidade de Venda, foi extremamente positivo sobre a iniciativa ICSSPE. A aplicação prática das ferramentas permite iniciar atividades de gerenciamento de forma independente no campo da organização de eventos esportivos. Existe um conjunto de dados e descrições dos softwares necessários para a implementação de grandes projetos. Ele contém uma parte analítica e trabalhou os principais problemas desde o desenvolvimento até o lançamento do projeto. Muitas universidades já aderiram ao agradecimento, assim como grandes organizações como o Conselho Desportivo da União Africana.

Os professores relatam que têm pressa em compartilhar esse conjunto de ferramentas não apenas com os alunos, como material didático, mas também com os dirigentes das organizações esportivas nas quais os ex-alunos estão alocados. Assim, há uma expansão para centros esportivos e estruturas educacionais. Informações úteis serão encontradas tanto para os alunos quanto para o corpo docente, coordenadores envolvidos em eventos esportivos. Uma atenção especial merece o efeito benéfico que vem sendo exercido na esfera social.

O executivo-chefe da Watoto Wasoka, Francis Mugoya, se manifestou a favor do kit de ferramentas. Segundo ele, essa é uma lista tão extensa que dela podem ser extraídas informações valiosas para atividades de qualquer escala. Ele é popular até mesmo entre os membros de uma organização como a Namibian Lawyers. Ressalta-se que o kit de ferramentas contém um grande número de diretrizes contextualizadas e exemplos úteis em qualquer prática. A popularização está se tornando mais ativa à medida que os profissionais compartilham uma fonte útil de informações com outros profissionais.

O oficial de impacto de Watoto Wasoka, Khuzaifa Mugerwa Saali, é particularmente positivo sobre o impacto do documento. Segundo ele, contém dados amplos que visam formar uma visão abrangente do lançamento de eventos esportivos. Os especialistas podem avaliar as perspectivas de lançamento de uma escala ou outra usando ferramentas de trabalho testadas no ambiente moderno. É especialmente importante avaliar a possibilidade de cooperação, os beneficiários, os recursos humanos necessários para a implementação do projeto, bem como os recursos necessários para a sua gestão eficaz.

O kit de ferramentas permite uma melhor compreensão do escopo de monitoramento, treinamento de pessoal e acompanhamento de eventos. Os relatórios de rotina tornam-se uma ferramenta de fluxo de trabalho muito importante que permitirá realizar uma avaliação estatística da atividade. No futuro, as informações coletadas serão utilizadas na modernização dos processos em andamento.

O kit de ferramentas identifica 5 áreas de atividade relevantes, nas quais os eventos esportivos lançados podem ser distribuídos:

• Ativo;

• Seguro;

• Divertido;

• Socialmente significativo;

• Inclusivo.

No momento, o recurso já arrecadou mais de 10 mil usuários de leitura e também foi baixado mais de 600 vezes. Para um documento desse nível e status, trata-se de um número bastante significativo, que enfatiza a relevância da criação e emissão de tais manuais. Agora, o kit de ferramentas permanece disponível para usuários em todo o mundo.

Para muitos alunos e até professores, um determinado esporte continuou sendo a atividade principal. O kit de ferramentas demonstra com exemplos óbvios que este é um campo de atividade ativo, dinâmico e multifacetado que pode funcionar em várias direções. Assim, a área de interesse para os organizadores torna-se mais ampla, o que pode aumentar o número de eventos interessantes por abranger um número maior de disciplinas. Mesmo para profissionais experientes, este documento será útil, ao menos para atualizar o entendimento das atividades modernas e questões organizacionais no campo esportivo.

Lembre-se de que o projeto, com base no qual o kit de ferramentas foi formado, foi apoiado pela organização mundial UNESCO. O tema é extremamente relevante e importante, inclusive incluído na agenda das Nações Unidas até 2030. Nesse sentido, é o desenvolvimento sustentável que é o objetivo principal, é o aspecto educacional é considerado a chave para alcançá-lo. Na agenda da União Africana, o mesmo tema está entre os fundamentais até 2063.

O trabalho realizado não teria sido possível sem os especialistas que estiveram engajados no campo na direção escolhida. A recepção e coleta ativa de informações, sua sistematização e formação em forma de material metodológico foi fruto do trabalho de toda uma equipe de docentes. Cientistas e ativistas, figuras e gestores do meio esportivo deram uma contribuição inestimável para garantir que o kit de ferramentas fosse publicado de forma acessível.

Muito obrigado por esta contribuição – este é apenas o começo! Trabalhos em larga escala já estão em andamento nesse sentido, cada vez mais especialistas avaliam diretrizes metodológicas e aceitam um modelo de gestão moderno de forma acessível.

Publicado em
Categorizado como Evento

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.