Informamos que foi aprovado pelo ICSSPE o regulamento emitido pelo CEREPS e voltado para a gestão das ações após a pandemia passada. A declaração de consenso é de natureza consultiva, no entanto, contém pontos extremamente úteis que permitirão às organizações que trabalham no campo da cultura física e do esporte se reabilitarem rapidamente. De acordo com os dados divulgados, formou-se material científico e de referência em forma de documento. É ele quem será distribuído entre as organizações engajadas em áreas de atuação relevantes.
O Conselho Europeu de Pesquisa em Educação Física e Esporte apresenta uma lista de autores que estiveram diretamente envolvidos no desenvolvimento de documentos e recomendações:
• Roland Naul;
• Siobhan O’Neill;
• Francisco Reis;
• Fiona Chambers.
Para formar uma base teórica, foram realizados estudos empíricos com crianças e adolescentes, bem como atletas, durante o período de recuperação após a pandemia. Foram analisados dados do nível de vida familiar, atividade física em clubes esportivos e instituições de ensino. O resultado foram 10 pontos que podem simplificar e acelerar o processo de recuperação após o COVID-19.
Os primeiros 6 pontos envolvem exercícios e atividade física voltados ao trabalho durante a pandemia. Os restantes visam acelerar a reabilitação das instituições de ensino, em particular, a ascensão do desporto escolar.
As recomendações também foram recebidas como parte de um estudo detalhado do vírus responsável pela pandemia. Cada parágrafo detalha a estrutura ou escopo específico da organização dentro da qual as recomendações propostas precisam ser implementadas. Cabe destacar que o grupo de pesquisa que desenvolveu a fundamentação teórica do documento identificou de imediato 10 grupos-alvo com os quais trabalhar. São políticos, cientistas, voluntários e treinadores, além de professores de educação física e esportes, diretores de escolas e, claro, pais de jovens atletas. Além disso, o progresso de crianças, adolescentes e jovens foi analisado para obter informações objetivas.
Os documentos podem ser baixados da seção de Recursos Científicos do ICSSPE.